domingo, 31 de maio de 2009

Manif dos profs


Diálogo 1.
- Os bons professores manifestaram-se ontem em Lisboa, por um ensino de qualidade.
-Ah! Eu pensava que tinha sido antes contra a avaliação legislada.
-Não, não, eles estão todos de acordo acerca da avaliação dos alunos. Os professores são os avaliadores.
- Eu falava da avaliação dos professores.
- Disso nem se pode falar. Professores são avaliadores. Por isso, não podem ser avaliados.
- Não sei se estou de acordo. Em democracia, ninguém deveria ter a faca e o queijo na mão. Regride o queijo e a faca permanece inalterável.
- De facto, nessa metáfora, ninguém progride.

5 comentários:

  1. Se os professores não fossem avaliados, os métodos de ensino não progrediriam e nós, como alunos, teríamos de aguentar um ensino antiquado impróprio para o século XXI.

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  2. joana, obrigada pelo teu comentário.
    Ser avaliado é sempre constrangedor, por isso, a imposição de uma avaliação a uma classe gera desconforto, muito mais quando essa avaliação pretende modificar métodos e comportamentos e é introduzida no interior do sistema de ensino.
    Penso que os professores preferem uma avaliação externa à moda da que foi, em tempos, introduzida por Manuela Ferreira Leite, pois essa não mexe com os métodos e processos da aprendizagem dos alunos, mas só com o professor, que se sujeita a «provas públicas de acesso" a um determinado grau de progressão. E assim o ensino continuaria na mesma...
    Ficar como dantes... progredir automaticamente pelo tempo de serviço... talvez seja o sonho de muitos professores. Era tão confortável!

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  3. Acho que se deve mesmo mexer com as práticas e processos de ensino e todo aquele que avalia também deve ser avaliado e auto-avaliar-se. Só assim será capaz de ser capaz de meditar com mais qualidade na própria avaliação dos seus alunos. Não estaremos constantemente a avaliar? Ondina

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  4. Parece-me urgente existir um sistema regulador que avalie os professores e que melhore as práticas e os métodos e processos de aprendizagem. Se os professores avaliam os alunos, e avaliam as suas práticas constantemente devem avaliar-se entre pares para o sistema se auto-regular permitindo a sua melhoria. Não é função do professor avaliar e auto-avaliar-se constantemente? Os professores questionam o que fazem em função dos resultados que obtêm, mudam as estratégias, alguns até recorrem à investigação-acção para entender o que se passa nas suas turmas... Se existem professores que se preocupam por aprender até morrer para permitir uma melhor qualidade de ensino será justo continuar tudo na mesma? Ondina

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  5. Como me revejo nestas considerações da autora do "Aprender até Morrer", a seniora, e, nas da Ondina. Percepciono que os nossos colegas, em geral, estão de acordo que a avaliação é um requisito para a introdução sistemática e sistémica de qualidade no sistema educaivo. Mas há um MEDO, de fundo, constrangedor e, por consequência, inibidor da realização do construto inicial. Mas como destruir o MEDO e restaurar a ideia simples de que é bom e válido, para toda a Comunidade, distinguir o trigo do joio?

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