- Terei ouvido bem? Alberto João Jardim quer expulsar o comunismo da constituição????
- Ou será que quer o nazismo na constituição?
- Para ele, os dois assemelham-se.
- Será que não conhece a utopia comunista, a longo prazo, de uma sociedade igualitária em direitos e deveres?
- Ou será que pensa que o nazismo não tem em vista a selecção dos melhores (para quem?)
numa sociedade desigual e agressiva? Passaria ele nessa selecção?
- O senhor da Madeira quer polémica...
- Ou encurralar a presidente do seu partido.
- A ver vamos. Ainda estamos na cena 1.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
A escola inclusiva e o bem comum
- Olhando para a sociedade actual, há que optar entre viver na indiferença dos problemas gerados pela pobreza ou lutar por uma sociedade mais justa.
- A última opção é coerente com o cristianismo, que pretende uma vida digna e justa para todos, em fraternidade.
- Numa Escola, colocar-se-ia o problema da igualdade de oportunidades, na perspectiva da escola inclusiva.
- Curioso! Avaliando a minha Escola, verifico que não há uma relação directa entre catolicismo e pedagogia da escola inclusiva. Salvaguardem-se as excepções.
- Pois é. Sempre estranhei essa incoerência. Mas não esqueçamos que a vida e a mensagem de Jesus Cristo são património da humanidade e que os princípios cristãos são absorvidos dentro da cultura judaico-cristã do Ocidente.
- Queres dizer que talvez seja essa uma das possíveis razões que levam alguns professores a trabalhar tão afincadamente pelo sucesso de todos os seus alunos,incluindo aqueles alunos que têm problemas de aprendizagem?
- Sim. Pergunto-me com frequência porque é que alguns seres humanos lutam pelo bem comum e outros se lhe opõem.
- Também me interrogo se o conceito de "bem comum" reúne consenso.
- Como pode "um escola para todos" não estar abrangida pelo conceito de "bem comum"? Não entendo que não haja um consenso acerca disto.
- Claro está que há um consenso teórico; o que não há é uma prática coerente com o princípio.
- A última opção é coerente com o cristianismo, que pretende uma vida digna e justa para todos, em fraternidade.
- Numa Escola, colocar-se-ia o problema da igualdade de oportunidades, na perspectiva da escola inclusiva.
- Curioso! Avaliando a minha Escola, verifico que não há uma relação directa entre catolicismo e pedagogia da escola inclusiva. Salvaguardem-se as excepções.
- Pois é. Sempre estranhei essa incoerência. Mas não esqueçamos que a vida e a mensagem de Jesus Cristo são património da humanidade e que os princípios cristãos são absorvidos dentro da cultura judaico-cristã do Ocidente.
- Queres dizer que talvez seja essa uma das possíveis razões que levam alguns professores a trabalhar tão afincadamente pelo sucesso de todos os seus alunos,incluindo aqueles alunos que têm problemas de aprendizagem?
- Sim. Pergunto-me com frequência porque é que alguns seres humanos lutam pelo bem comum e outros se lhe opõem.
- Também me interrogo se o conceito de "bem comum" reúne consenso.
- Como pode "um escola para todos" não estar abrangida pelo conceito de "bem comum"? Não entendo que não haja um consenso acerca disto.
- Claro está que há um consenso teórico; o que não há é uma prática coerente com o princípio.
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