O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS congrega dois escritores maiores da língua portuguesa com conceções
literárias bem diversificadas: Fernando Pessoa (1888-1935) e José
Saramago (1922-2010). Saramago tinha 13 anos quando Pessoa morreu. O rapazinho
com a avó «que desceu do comboio na estação de Mato de Miranda em 1936, era eu» - informa Saramago, na conferência intitulada «Algumas provas da existência de Herbert Quain».
Enquanto
Saramago foi sobretudo um prosador, Fernando Pessoa foi sobretudo
poeta. Cosmopolitas, os dois. Fernando Pessoa preocupa-se com o cosmopolitismo
literário, definindo-o assim:
«Isto é, o cosmopolitismo, fenómeno que se dá no espaço, é representado por um fenómeno literário que se dá no tempo: a escola literária que queira representar a nossa época tem de ser aquela que procure realizar o ideal de todos os tempos, de ser a síntese viva das épocas passadas todas. Ora as épocas passadas, para nós, são simplesmente duas: o classicismo, onde a expressão é do universal e do abstracto, e o “romantismo” […] em que a expressão é do pessoal e do concreto. A arte moderna deve portanto buscar exprimir ao mesmo tempo o universal e o pessoal, o abstracto e o concreto (FP. C I: 224)»[1].
A
construção do heterónimo Ricardo Reis faz-se dentro do «classicismo, onde a
expressão é do universal e do abstracto». Define-o Pessoa como um «latinista
por educação alheia e um semi-helenista por educação própria». Eis a base que
fará dele um construtor de poemas neoclássicos de índole pagã.
Comparando
o sensacionismo de Alberto Caeiro com o de Ricardo Reis, Pessoa escreve:
«Caeiro tem uma disciplina: as coisas devem ser
sentidas tais como são. Ricardo Reis tem outra disciplina diferente: as coisas
devem ser sentidas, não só como são, mas também de modo a integrarem-se num
certo ideal de medida e regra clássicas»[2].
A
disciplina deteta-se nas suas odes, que, por isso mesmo, apresentam variantes
na busca do melhor termo para a expressão adequada e ritmada, em distanciamento
e despersonalização – o tal purismo exagerado que Pessoa refere na célebre
carta a Casais Monteiro, de 13-1-35. Pessoa considera Ricardo Reis um «Horácio
grego que fala português».
Vejamos
a que propósito vem Horácio (65 a 8 a.C.), poeta latino de imortal obra
literária. As suas odes consagram-no dentro da poesia lírica, que o poeta considera «monumento mais poderoso do que o bronze».
Transcreva-se a opinião sábia do Professor Costa Ramalho, acerca da ode de Horácio:
Transcreva-se a opinião sábia do Professor Costa Ramalho, acerca da ode de Horácio:
«a ode horaciana é uma construção
pessoal, até romana, nomeadamente, nas relações, entre som, metro e
vocabulário. Ela é o veículo de um lirismo que brota mais da reflexão do que da
emoção. Esta não falta, mas é comedida e disciplinada. Os temas são variados: o
amor, a amizade, o culto dos deuses e dos valores morais de Roma; a brevidade
da vida e o modo de passá-la com prazer entre o amor e o vinho, moderadamente;
a inconstância da fortuna e as maneiras de resistir-lhe; daí o ideal da
mediania dourada (aurea mediocritas)»[3].
Destacam-se os temas ligados às correntes filosóficas do estoicismo e do epicurismo, datadas do século IV a.C., que, julgadas antagónicas, podem coexistir literariamente.
Do estoicismo, primado da razão e do saber, destaco a conceção cosmopolita (tão cara a Pessoa) nas palavras da Professora Maria Helena da Rocha Pereira:
«Melhor do qualquer outro sistema,
é este que revela a metamorfose do habitante da polis em homem do kosmos
helenístico, ou seja o nascimento do kosmopolites
ou «cidadão do mundo», conceito que só então aparece».
Do epicurismo, destaca-se a aurea
mediocritas - uma filosofia quietista, utilitarista e individualista, no
âmbito da qual limitar o desejo é uma das regras, para assim obter a libertação
do sofrimento e alcançar a felicidade possível em cada momento presente. Colher
o dia («Carpe diem quam
minimum credula postero.» - Colhe o dia,
confia o mínimo no amanhã.), em verso de Horácio, na ode I, 11,8 – tornou-se a expressão de
valorização do momento presente, uma vez que esse é o único que podemos colher
e tudo o mais é incerto.
As Odes de Ricardo Reis inspiram-se nas odes de Horácio e nelas colheu
Lídia – a mulher da poesia lírica horaciana.
A vida e a obra de Ricardo Reis em textos do Arquivo Pessoa
O nascimento do Dr, Ricardo Reis[4]
Fernando Pessoa informa, em data
presumível de 1914, que, reagindo contra os excessos da arte moderna, formulou
a teoria oposta por disciplinada e sóbria: a teoria neoclássica de pendor grego.
Estava nascendo Ricardo Reis.
«Ricardo Reis — vida dele.
O Dr. Ricardo Reis nasceu dentro da minha alma no dia 29 de Janeiro de 1914, pelas 11 horas da noite. Eu estivera ouvindo no dia anterior uma discussão extensa sobre os excessos, especialmente de realização, da arte moderna. Segundo o meu processo de sentir as coisas sem as sentir, fui-me deixando ir na onda dessa reacção momentânea. Quando reparei em que estava pensando, vi que tinha erguido uma teoria neoclássica, e que a ia desenvolvendo. Achei-a bela e calculei interessante se a desenvolvesse segundo princípios que não adopto nem aceito. Ocorreu-me a ideia de a tornar um neoclassicismo «científico» [...] reagir contra duas correntes — tanto contra o romantismo moderno, como contra o neoclassicismo à Maurras. [...]»
Sobre a poesia de Ricardo Reis, pelo
sub-heterónimo Frederico Reis – figura literária de ensaísta, aparentada com
Ricardo Reis:
«Resume-se num epicurismo triste toda a filosofia da
obra de Ricardo Reis. Tentaremos sintetizá-la.
Cada qual de nós — opina o Poeta — deve viver a sua própria vida, isolando-se dos outros e procurando apenas, dentro de uma sobriedade individualista, o que lhe agrada e lhe apraz. Não deve procurar os prazeres violentos, e não deve fugir às sensações dolorosas que não sejam extremas.
Cada qual de nós — opina o Poeta — deve viver a sua própria vida, isolando-se dos outros e procurando apenas, dentro de uma sobriedade individualista, o que lhe agrada e lhe apraz. Não deve procurar os prazeres violentos, e não deve fugir às sensações dolorosas que não sejam extremas.
Buscando o mínimo de dor ou [...], o homem deve procurar sobretudo a calma,
a tranquilidade, abstendo-se do esforço e da actividade útil.
Esta doutrina, dá-a o poeta por temporária. É enquanto os bárbaros (os
cristãos) dominam que a atitude dos pagãos deve ser esta. Uma vez desaparecido
(se desaparecer) o império dos bárbaros, a atitude pode então ser outra. Por
ora não pode ser senão esta.
Devemos buscar dar-nos a ilusão da calma, da liberdade e da felicidade,
coisas inatingíveis porque, quanto à liberdade, os próprios deuses — sobre que
pesa o Fado — a não têm; quanto à felicidade, não a pode ter quem está exilado
da sua fé e do meio onde a sua alma devia viver; e quanto à calma, quem vive na
angústia complexa de hoje, quem vive sempre à espera da morte, dificilmente
pode fingir-se calmo. A obra de Ricardo Reis, profundamente triste, é um
esforço lúcido e disciplinado para obter uma calma qualquer.
Tudo isto se apoia num fenómeno psicológico interessante: numa crença real
[?] e verdadeira nos deuses da Grécia antiga, admitindo Cristo [...] como um
deus a mais, mas mais nada — ideia esta de acordo com o paganismo e talvez em
parte inspirada pela ideia (puramente pagã) de Alberto Caeiro de que o Menino
Jesus era «o deus que faltava.»
O paganismo de Ricardo Reis
«Prefácio de Ricardo Reis ao seu livro ODES:
O prefácio, que pus à obra de meu mestre Alberto Caeiro, dando-me azo a que
consignasse os princípios fundamentais a que visa o esforço, a que me junto, da
reconstrução pagã, dispensa-me, e isso me apraz, da operosa tarefa de pôr a
estas Odes um introito explicativo.
Naquele prefácio não está, porém, dito a que fins visa essa reconstrução;
se busca, deveras, trazer outra vez ao mundo cristianizado o paganismo dos
gregos e dos romanos, se busca outro fim qualquer, de âmbito mais humilde.
Parecendo que esta dupla hipótese contém em si a solução, não é assim. Esse
movimento de reconstrução pagã apareceu, sem que os próprios em cujo espírito
se revelou saibam a que fim do Destino quer que ele vise. Por isso, para nós
dois em quem o fenómeno se deu, ele não tem sentido nenhum. O que sentimos
verdade dentro de nós, traduzimos para a palavra, escrevendo os nossos versos
sem olhar aquilo a que se destinam.
Uma reconstrução real do paganismo parece
tarefa estulta em um mundo que de todo, até à medula dos seus ossos, se
cristianizou e ruiu.
Depunhamo-los como oferendas, tábuas votivas, no altar dos Deuses, gratos
simplesmente porque eles nos hajam livrado, e posto a salvamento, daquele
naufrágio universal que é o cristismo.
Citação Horácio
Chamemos à nossa obra de
«reconstrução pagã» porque ela o é, sem que o queiramos. Mas não façamos dela
uma política ou uma força. Se os Deuses nos fizeram a graça de nos revelar a
sua verdade antiga, contentemos em manter-lhes doméstico o culto impoluto.
Se a oferenda que na ara
doméstica lhes fazemos for bela, basta que eles, na sua soberana ciência, a
aceitem por boa. Nesse acto de culto, piamente realizado, cesse todo o intuito
consciente da nossa obra religiosa.»
António Mora –o filósofo do paganismo
construído por Pessoa - critica Ricardo Reis:
«Não nos adaptamos, porque os sãos se não adaptam a meio mórbido. Não nos
adaptando, somos mórbidos. Neste paradoxo, nós, os pagãos, vivemos. Não temos
outra esperança, nem outro remédio. Aceito como tal esta atitude nossa, mas não
aceito o modo como a aceita Ricardo Reis. Quero que sejamos indiferentes para
com uma época que nada pode querer de nós, e sobre a qual em nada podemos agir.
Mas não quero que se cante essa indiferença como coisa boa de per si. É isso
que faz Ricardo Reis. Por esse ponto, longe de tornar-se indiferente às
correntes da época, integra-se em uma delas, que é a decadente. Essa
indiferença, é já uma adaptação ao meio. É já uma concessão».
Álvaro de Campos opina sobre «As figuras de amadas, que aliás não existem
como figuras» na obra de Ricardo Reis:
«As figuras de amadas,
que aliás não existem como figuras, nos versos de Ricardo Reis são abstracções
às avessas, ou vistas do avesso. Não são abstracções no sentido de serem
abstractas, mas no sentido de terem apenas a realidade necessária para serem
consideradas como existindo. São Chloes, Lydias e outras romanidades assim, não
porque não existam, mas porque para o caso tanto vale ser Chloe como Maria
Augusta, e, ao passo que esta última faz supor uma costureira, ou coisa
parecida, com a agravante de o poder ser deveras, a gente sente-se realmente
pagão com a Lydia.
No que o Reis tem muita
sorte é em escrever tão comprimidos que é quase impossível seguir com a precisa
atenção - supondo que ela é precisa - o sentido completo e
exacto de todos os seus dizeres. É isso que faz com que aquela ode que começa:
«A flor que és, não a que dás, eu quero» (pasmem, aliás, do «eu» antes do
«quero», contra toda a índole linguistica portuguesa do Ricardo Reis!) disfarce
que é dirigida a um rapaz, pois poucos há (perdidos como vão na escuridão
sintáctica do poeta) que reparem no pequeno «o» que define a coisa.
«Se
te colher avaro
A
mão da infausta sphynge,» etc.
É a primeira vez que a
sintaxe aparece como véu de pudor - delgado sendal, ou lá o que quer
que seja, que cobre as partes do discurso.»
Fernando Pessoa explica a heteronímia e a sua necessidade literária e informa
que Ricardo Reis é discípulo de Alberto Caeiro - ASPECTOS [a]
«Afirmar que estes
homens todos diferentes, todos bem definidos, que lhe passaram pela alma
incorporadamente, não existem — não pode fazê-lo o autor destes livros; porque
não sabe o que é existir, nem qual, Hamlet ou Shakespeare, é que é mais real,
ou real na verdade.
Estes livros serão os
seguintes, por enquanto: Primeiro, este volume, Livro do
Desassossego, escrito por quem diz de si próprio chamar-se Vicente
Guedes; depois «O Guardador de Rebanhos e outros poemas e
fragmentos do (também, e do mesmo modo, falecido) Alberto Caeiro, que nasceu
próximo de Lisboa em 1889 e morreu onde nascera em 1915. Se me disserem que é
absurdo falar assim de quem nunca existiu, respondo que também não tenho provas
de que Lisboa tenha alguma vez existido, ou eu que escrevo, ou qualquer coisa
onde quer que seja.
Este Alberto Caeiro teve
dois discípulos e um continuador filosófico. Os dois discípulos, Ricardo Reis e Álvaro de Campos,
seguiram caminhos diferentes; tendo o primeiro intensificado e tornado
artisticamente ortodoxo o paganismo descoberto por Caeiro, e o segundo
baseando-se em outra parte da obra de Caeiro, desenvolvido um sistema
inteiramente diferente, e baseado inteiramente nas sensações.
(...)
Com uma tal falta de
literatura, como há hoje, que pode um homem de génio fazer senão converter-se,
ele só, em uma literatura? Com uma tal falta de gente coexistível, como há
hoje, que pode um homem de sensibilidade fazer senão inventar os seus amigos,
ou, quando menos, os seus companheiros de espírito?
(...)
Tenho, na minha visão a que chamo interior apenas porque chamo exterior a
determinado «mundo», plenamente fixas, nítidas, conhecidas e distintas, as
linhas fisionómicas, os traços de carácter, a vida, a ascendência, nalguns
casos a morte, destas personagens. Alguns conheceram-se uns aos outros; outros
não. A mim, pessoalmente, nenhum me conheceu, excepto Álvaro de Campos. Mas, se
amanhã eu, viajando na América, encontrasse subitamente a pessoa física de
Ricardo Reis, que, a meu ver, lá vive, nenhum gesto de pasmo me sairia da alma
para o corpo; estava certo tudo, mas, antes disso, já estava certo. O que é a
vida?»
1.2.7. Fernando Pessoa informa que vai publicar o primeiro livro de Ricardo
Reis na revista «Athena».
«A revista «Athena» e o que nos afirmou Fernando Pessoa»
«- Depois?
- Exclui-se o critério de fragmentação (amostras e retalhos): não se publicam nem trechos esteticamente compreensíveis só como fragmentários - isto é, incompreensíveis - nem poucas produções de um autor para cuja compreensão sejam precisas muitas. É em obediência e este critério que a primeira «Athena» insere nada menos que onze reproduções de quadros do Visconde de Menezes, e nada menos que o primeiro livro, inteiro, das «Odes» de Ricardo Reis.»
«- Depois?
- Exclui-se o critério de fragmentação (amostras e retalhos): não se publicam nem trechos esteticamente compreensíveis só como fragmentários - isto é, incompreensíveis - nem poucas produções de um autor para cuja compreensão sejam precisas muitas. É em obediência e este critério que a primeira «Athena» insere nada menos que onze reproduções de quadros do Visconde de Menezes, e nada menos que o primeiro livro, inteiro, das «Odes» de Ricardo Reis.»
Fernando Pessoa compara
os três heterónimos no texto «Com quem se pode comparar Caeiro?»
«Mas o facto é que — postas de lado estas
considerações — nenhum nome poderia descrever melhor a sua atitude. A sua
poesia é, de facto, a «sensacionista». A sua base é a substituição do
pensamento pela sensação, não só como base da inspiração — o que é
compreensível — mas como meio de expressão, se assim podemos falar. E,
acrescente-se, aqueles seus dois discípulos, diferentes como são dele e um do
outro — são também sensacionistas, de facto. É que o Dr. Ricardo Reis, com o
seu neoclassicismo, a sua crença verdadeira e real na existência das divindades
pagãs, é um sensacionista puro, embora de género diferente. A sua atitude para
com a natureza é tão agressiva para com o pensamento como a de Caeiro; não
imagina quaisquer significados nas coisas. Vê-as apenas, e, se parece vê-las de
modo diferente do de Caeiro, é que, embora as veja tão pouco intelectualmente e
tão pouco poeticamente como este último as vê à luz de um conceito religioso
definido do universo — paganismo, paganismo puro, o que altera necessariamente
a sua maneira muito directa de sentir. Mas é pagão porque a religião sensacionista
é o paganismo. É claro que um sensacionista puro e integral como Caeiro não
tem, logicamente, qualquer religião, visto a religião não se encontrar entre os
dados imediatos da sensação pura e directa. Mas Ricardo Reis exprimiu com
grande clareza a lógica da sua atitude como puramente sensacionista. Segundo
afirma, não só nos deveríamos prostrar ante a objectividade pura das coisas
(daí o seu sensacionismo propriamente dito e o seu neoclassicismo, pois foram
os poetas clássicos os que menos comentaram as coisas, ou as comentaram menos
directamente), mas prostrar-nos ante a objectividade igual, a realidade, a
naturalidade, das necessidades da nossa natureza, entre as quais se conta o
sentimento religioso. Caeiro é o sensacionista puro e absoluto que se prostra
ante as sensações qua exterior e nada mais admite. Ricardo
Reis é menos absoluto; prostra-se também ante os elementos primitivos da nossa
própria natureza, visto para ele os nossos sentimentos primitivos serem tão
reais e naturais como as flores e as árvores. Portanto, Caeiro é religioso. E,
visto ser sensacionista, é pagão pela religião; o que se deve, não só à
natureza da sensação que se concebera como admitindo uma religião qualquer, mas
também à influência das leituras clássicas a que o seu sensacionismo o tinha
impelido.
Álvaro de Campos — o que é bastante curioso — encontra-se no extremo oposto, inteiramente oposto a Ricardo Reis. No entanto, não é menos discípulo de Caeiro ou menos sensacionista propriamente dito. Aceitou de Caeiro, não o essencial e o objectivo, mas o aspecto deduzível e subjectivo da sua atitude. A sensação é tudo, afirma Caeiro, e o pensamento é uma doença. Por sensação entende Caeiro a sensação das coisas tais como são, sem acrescentar quaisquer elementos do pensamento pessoal, convenção, sentimento ou qualquer outro lugar da alma. Para Campos, a sensação é tudo, sim, mas não necessariamente a sensação das coisas como são, antes das coisas conforme sentidas. De modo que vê a sensação subjectivamente e envida todos os seus esforços, uma vez que assim pensa, não para desenvolver em si a sensação das coisas como são, mas toda a casta de sensações de coisas, e até da mesma coisa. Sentir é tudo: é lógico concluir que o melhor é sentir toda a casta de coisas de todas as maneiras, ou, como diz o próprio Álvaro de Campos, «sentir tudo de todas as maneiras». Assim, aplica-se a sentir a cidade na mesma medida em que sente o campo, o normal como sente o anormal, o mal como sente o bem, o mórbido como sente o saudável. Nunca interroga, sente. É o filho indisciplinado da sensação. Caeiro tem uma disciplina: as coisas devem ser sentidas tais como são. Ricardo Reis tem outra disciplina diferente: as coisas devem ser sentidas, não só como são, mas também de modo a integrarem-se num certo ideal de medida e regra clássicas. Em Álvaro de Campos, as coisas devem ser simplesmente sentidas. Mas a origem comum destes três aspectos tão diferentes da mesma teoria é patente e manifesta.»
Álvaro de Campos — o que é bastante curioso — encontra-se no extremo oposto, inteiramente oposto a Ricardo Reis. No entanto, não é menos discípulo de Caeiro ou menos sensacionista propriamente dito. Aceitou de Caeiro, não o essencial e o objectivo, mas o aspecto deduzível e subjectivo da sua atitude. A sensação é tudo, afirma Caeiro, e o pensamento é uma doença. Por sensação entende Caeiro a sensação das coisas tais como são, sem acrescentar quaisquer elementos do pensamento pessoal, convenção, sentimento ou qualquer outro lugar da alma. Para Campos, a sensação é tudo, sim, mas não necessariamente a sensação das coisas como são, antes das coisas conforme sentidas. De modo que vê a sensação subjectivamente e envida todos os seus esforços, uma vez que assim pensa, não para desenvolver em si a sensação das coisas como são, mas toda a casta de sensações de coisas, e até da mesma coisa. Sentir é tudo: é lógico concluir que o melhor é sentir toda a casta de coisas de todas as maneiras, ou, como diz o próprio Álvaro de Campos, «sentir tudo de todas as maneiras». Assim, aplica-se a sentir a cidade na mesma medida em que sente o campo, o normal como sente o anormal, o mal como sente o bem, o mórbido como sente o saudável. Nunca interroga, sente. É o filho indisciplinado da sensação. Caeiro tem uma disciplina: as coisas devem ser sentidas tais como são. Ricardo Reis tem outra disciplina diferente: as coisas devem ser sentidas, não só como são, mas também de modo a integrarem-se num certo ideal de medida e regra clássicas. Em Álvaro de Campos, as coisas devem ser simplesmente sentidas. Mas a origem comum destes três aspectos tão diferentes da mesma teoria é patente e manifesta.»
Pessoa escreve a célebre
carta a Casais Monteiro, a 13 de Janeiro de 1935, e, sobre Ricardo Reis,
escreve:
« Não penso nada do
Caeiro, do Ricardo Reis ou do Álvaro de Campos. Nada disso poderei fazer, no
sentido de publicar, excepto quando (ver mais acima) me for dado o Prémio
Nobel. E contudo — penso-o com tristeza — pus no Caeiro todo o meu poder de
despersonalização dramática, pus em Ricardo
Reis toda a minha disciplina mental, vestida da música que lhe é própria,
pus em Álvaro de Campos toda a emoção que não dou nem a mim nem à vida. Pensar,
meu querido Casais Monteiro, que todos estes têm que ser, na prática da
publicação, preteridos pelo Fernando Pessoa, impuro e simples!
(...) Aparecido Alberto Caeiro, tratei logo de lhe descobrir — instintiva e subconscientemente — uns discípulos. Arranquei do seu falso paganismo o Ricardo Reis latente, descobri-lhe o nome, e ajustei-o a si mesmo, porque nessa altura já o via. E, de repente, e em derivação oposta à de Ricardo Reis, surgiu-me impetuosamente um novo indivíduo. Num jacto, e à máquina de escrever, sem interrupção nem emenda, surgiu a Ode Triunfal de Álvaro de Campos — a Ode com esse nome e o homem com o nome que tem.
(...) Se algum dia eu puder publicar a discussão estética entre Ricardo Reis e Álvaro de Campos, verá como eles são diferentes, e como eu não sou nada na matéria.
(...) Eu vejo diante de mim, no espaço incolor mas real do sonho, as caras, os gestos de Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Construi-lhes as idades e as vidas. Ricardo Reis nasceu em 1887 (não me lembro do dia e mês, mas tenho-os algures), no Porto, é médico e está presentemente no Brasil. (...)
Ricardo Reis é um pouco, mas muito pouco, mais baixo, mais forte, mas seco. (...) Reis de um vago moreno mate. (...) Ricardo Reis, educado num colégio de jesuítas, é, como disse, médico; vive no Brasil desde 1919, pois se expatriou espontaneamente por ser monárquico. É um latinista por educação alheia, e um semi-helenista por educação própria.
(...) Como escrevo em nome desses três?... Caeiro por pura e inesperada inspiração, sem saber ou sequer calcular que iria escrever. Ricardo Reis, depois de uma deliberação abstracta, que subitamente se concretiza numa ode. Campos, quando sinto um súbito impulso para escrever e não sei o quê. (...)
Reis [escrevia] melhor do que eu, mas com um purismo que considero exagerado. O difícil para mim é escrever a prosa de Reis — ainda inédita — ou de Campos. A simulação é mais fácil, até porque é mais espontânea, em verso.»
Lidos textos saídos da caneta de Pessoa, ficamos informados sobre o Ricardo Reis de Fernando Pessoa.
Ricardo Reis, personagem criada por Saramago a partir do heterónimo pessoano, é outro assunto.
(...) Aparecido Alberto Caeiro, tratei logo de lhe descobrir — instintiva e subconscientemente — uns discípulos. Arranquei do seu falso paganismo o Ricardo Reis latente, descobri-lhe o nome, e ajustei-o a si mesmo, porque nessa altura já o via. E, de repente, e em derivação oposta à de Ricardo Reis, surgiu-me impetuosamente um novo indivíduo. Num jacto, e à máquina de escrever, sem interrupção nem emenda, surgiu a Ode Triunfal de Álvaro de Campos — a Ode com esse nome e o homem com o nome que tem.
(...) Se algum dia eu puder publicar a discussão estética entre Ricardo Reis e Álvaro de Campos, verá como eles são diferentes, e como eu não sou nada na matéria.
(...) Eu vejo diante de mim, no espaço incolor mas real do sonho, as caras, os gestos de Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Construi-lhes as idades e as vidas. Ricardo Reis nasceu em 1887 (não me lembro do dia e mês, mas tenho-os algures), no Porto, é médico e está presentemente no Brasil. (...)
Ricardo Reis é um pouco, mas muito pouco, mais baixo, mais forte, mas seco. (...) Reis de um vago moreno mate. (...) Ricardo Reis, educado num colégio de jesuítas, é, como disse, médico; vive no Brasil desde 1919, pois se expatriou espontaneamente por ser monárquico. É um latinista por educação alheia, e um semi-helenista por educação própria.
(...) Como escrevo em nome desses três?... Caeiro por pura e inesperada inspiração, sem saber ou sequer calcular que iria escrever. Ricardo Reis, depois de uma deliberação abstracta, que subitamente se concretiza numa ode. Campos, quando sinto um súbito impulso para escrever e não sei o quê. (...)
Reis [escrevia] melhor do que eu, mas com um purismo que considero exagerado. O difícil para mim é escrever a prosa de Reis — ainda inédita — ou de Campos. A simulação é mais fácil, até porque é mais espontânea, em verso.»
Lidos textos saídos da caneta de Pessoa, ficamos informados sobre o Ricardo Reis de Fernando Pessoa.
Ricardo Reis, personagem criada por Saramago a partir do heterónimo pessoano, é outro assunto.
Maria José Domingues
[1] https://issuu.com/clepul/docs/copia_a964b913f8816b
[2] http://arquivopessoa.net/textos/458
[3] Ramalho. A. Costa - «Horácio»,
in Enciclopédia Luso-Brasileira de
Cultura, vol.10, pp.476-479.
[4] Os textos transcritos foram
retirados do Arquivo Pessoa, Obra Édita, na pesquisa Ricardo Reis - http://arquivopessoa.net.
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