domingo, 2 de janeiro de 2011

SUCESSOS PORTUGUESES EM 2010

É tão raro ler ou ouvir, na comunicação social, mensagens optimistas, que não posso deixar de dar os meus parabéns ao semanário Expresso pelo texto «SIM, NÓS CONSEGUIMOS! Viagem ao Portugal que vale a pena», na Revista Única de 30 de Dezembro, assinado por uma equipa de 13 jornalistas..

Para que não nos esqueçamos, registam-se alguns dos sucessos referidos nesse texto:
  •  A Mortalidade infantil desceu de 77,5 em permilagem em 1960 para 3,6 em 2009 - a Organização Mundial de Saúde reconhece Portugal como uma referência nesta área.
  • Ciência: «Cérebros que brilham»
  • Portugal tem agora 7,2 investigadores em permilagem da população activa, o que lhe permitiu atingir a média da OCDE e ficar a par da Alemanha.
  • O Instituto Pedro Nunes da Universidade de Coimbra foi considerado o melhor incubador do mundo para start-ups na área das tecnologias da informação.
  • Registou-se uma das maiores percentagens europeias de mulheres portuguesas a trabalhar em Ciência e Inovação.
  • Os alunos portugueses melhoraram significativamente os seus resultados no maior teste internacional na área da educação: PISA (Programme for International Student Assessment).
  • A actual cobertura do pré-escolar, quase nos 90% entre as crianças de 4 a 5 anos.
  • Empresas de sucesso: calçado, Efacec,  Ndrive, Fepsa, Alert, etc, etc.
  • Talentos dentro e fora do país.
  • «O Design nos seus vários domínios é o mais promissor produto exportativo nacional e o elo mais forte das nossas indústrias criativas».
  • Língua Portuguesa: 240 milhões de falantes! Acrescenta-se ainda a facilidade que os portugueses têm em aprender outras línguas.
  • O Desenrascanço - «uma marca nacional».
  • A dieta mediterrânica.
  • Vinhos: «litradas de orgulho nacional».
  • Cortiça: rolhas, decoração, sapatos.
  • Energias renováveis «no pelotão da frente»
  • Solidariedade: «dar muito com pouco».
  •  
    Comecemos 2011 com optimismo,  ao arrepio de comunicação social pessimista. Será que dizer mal vende bem?